É Crime ser 'Hacker'?
- Fabio Juliate
- 19 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de jun. de 2021
Durante todo o ano de 2020, e isso vem se arrastando ainda em 2021, diversas pessoas, empresas e órgãos foram vítimas de ciberataques.
As notícias indicam que tais ataques, que, em quase todas as vezes foram responsáveis por grandes prejuízos financeiros e operacionais, teriam sido realizados por "hackers".
Mas, será que essa informação está correta?
✅ De acordo com a definição atual, "hacker" é a pessoa que possui um profundo conhecimento de informática e, utilizando-se de tais conhecimentos, cria soluções de segurança, desenvolve tecnologia computacional ou compartilha suas descobertas com a comunidade, sempre seguindo uma espécie de "código de ética". Esse "hacker" também pode ser chamado de "White Hat".
❌ Em paralelo a essa figura, temos o chamado "cracker", que pode ser descrito como a pessoa que (também) possui profundo conhecimento de informática, mas utiliza esse conhecimento para encontrar vulnerabilidades e quebrar a segurança de softwares, buscando obter uma vantagem financeira ilícita.
👉🏻 Percebeu a diferença?
Assim, os crackers são os verdadeiros vilões da computação, cabendo aos hackers o papel de evitar que esses criminosos tenham sucesso em seus ataques.
Aliás, há notícias que indicam que o termo cracker foi criado pelos hackers nos anos 80, justamente para que fosse feita essa diferenciação.
📺 O tema é bastante intrigante e o cinema e a TV possuem obras bastante interessantes para quem quiser conhecer mais sobre o assunto. Essas são as minhas recomendações:
- Hackers - Piratas de Computador (1995)
- A Senha: Swordfish (2001)
- Mr. Robot (Série - de 2015 a 2019)
➡️ Você sabia dessa diferença?
Fabio Juliate Lopes é advogado especialista em Direito Digital e Crimes Virtuais
Comments